2012
Jan |
Fev |
Mai |
Jun |
Jul |
Ago |
Set |
2011
Jan |
Fev |
Mar |
Abr |
Mai |
Jun |
Jul |
Ago |
Set |
Out |
Nov |
Dez |
Com grande expectativa, os estudantes retomaram suas atividades nas escolas da rede municipal de ensino de Feira de Santana nesta quinta-feira Em algumas unidades houve ações para recepcionar alunos, pais e professores.
Na Escola Municipal Jonathas Teles de Carvalho, no bairro Conceição, o dia foi de acolhida aos estudantes e pais que receberam orientações gerais sobre as diretrizes para o novo ano letivo.
Este ano, os alunos recebem kits de material escolar e fardamento.
Muitas escolas ainda dispõem de vagas no Ensino Fundamental e também para Educação de Jovens e Adultos. Quem ainda pretende uma vaga deve se dirigir às escolas até o dia 29 de fevereiro.
Os cupins estão destruindo portas, janelas e a madeira de sustentação do piso do Museu Regional de Arte de Feira de Santana.
O MRA é um dos mais importantes museus do Nordeste, e foi, praticamente, criado pelo jornalista Assis Chateaubriand (Diários Associados) na década de 60, que doou uma valiosa coleção de pinturas inglesas contemporâneas.
Além dos cupins, há também uma grande rachadura na cúpula do histórico prédio onde ele é abrigado, na rua Conselheiro Franco, no centro de Feira.
O prédio é da década de 20 do século passado e foi originalmente construído para ser a Escola Normal de Feira.(foto)
As reformas devem durar cerca de 8 meses.
Jânio Rêgo
janiorego@blogdafeira.com.br
Considerada como ‘um verdadeiro tesouro da arte contemporânea inglesa’ a coleção de 30 telas doadas pelo jornalista Assis Chateaubriand vai ser submetida a um trabalho de restauração profissional, enquanto o prédio da antiga Escola Normal passa por reformas. (leia a nota acima).
Entre as telas que fazem parte da coleção estão obras de pintores que se tornaram mundialmente famosos, como por exemplo, Bryan Organ, autor de famoso retrato de Lady Di, exposto na galeria dos retratos da família real, no Buckingham Palace, na Inglaterra.
A tela de Organ do MRA chama-se “Muggeridge em Azul”.(foto)
Jânio Rêgo
janiorego@blogdafeira.com.br
A Câmara de Vereadores de Feira de Santana reabre, de fato, os trabalhos legislativos na próxima segunda-feira, dia 27, sob a expectativa de muitos debates políticos, já que estamos em ano eleitoral.
Pelo menos quatro (4) vereadores de Feira de Santana já declararam que não serão candidatos à reeleição este ano.
São eles: o presidente da Câmara, Antônio Francisco (Ribeiro), o líder da oposição, Roberto Tourinho, o vereador Bastinho e o petista Ângelo Almeida.
O vereador licenciado Getúlio Barbosa, atual secretário municipal de Saúde, também já teria declarado sua desistência. Na Câmara quem ocupa o lugar dele é o Sargento Joel (DEM).
À exceção de Bastinho e Getúlio, todos eles, oficial ou oficiosamente, já escolheram os seus ‘substitutos’ a quem irão apoiar na eleição de outubro.
O presidente da Casa, por exemplo, tem o filho dele como provável candidato a vereador: Bira. Já Roberto Tourinho vai ‘indicar’ o irmão, radialista e servidor público estadual Raimundo Tourinho. O petista Almeida tende a apoiar Pablo, um dos diretores do Melo Matos, em Feira.
O presidente da Câmara de Vereadores de Feira, vereador Antônio Francisco, o Ribeiro, sofreu hoje à tarde um mal estar provocado por uma alta de pressão arterial.
Ribeiro foi hospitalizado e encontra-se no hospital da Unimed. Segundo familiares ele passa bem.
Devem ser entregues nesta quinta-feira (23), as propostas das empresas interessadas em participar do processo licitatório promovido pela Câmara Municipal de Feira de Santana para instalação do canal de TV Web que vai transmitir, ao vivo, via internet, a programação realizada no plenário da Casa da Cidadania.
Os envelopes deveriam ter sido apresentados no começo do mês, no dia 1º de fevereiro, mas a Comissão Permanente de Licitação da Casa, alegou que era necessário adiar o certame, em virtude da necessidade de ajustes no edital.
Segundo a previsão inicial da presidência do Poder Legislativo feirense, já seriam transmitidas as primeiras sessões deste semestre. Entretanto, com a mudança e considerando o período necessário para testes e as mudanças no site da Câmara, entre outras medidas, as transmissões devem começar até maio.
Saúde, violência, preconceito, conflitos familiares e internet no cotidiano dos homossexuais, estes serão alguns dos temas em debate durante o 1º Encontro de Gays de Feira de Santana, que será realizado no próximo dia 11 de março, a partir das 14 horas, na Boate Offsina, na rua Sabino Silva, no centro da cidade.
De acordo com Fábio Ribeiro, presidente do Grupo Liberdade, Igualdade e Cidadania Homossexual (Glich), entidade responsável pela promoção do evento, o público prioritário desta atividade são os jovens gays de Feira, que estão mais suscetíveis às situações de vulnerabilidade, no que diz respeito aos seus direitos individuais, integridade física e psicológica.
As inscrições são limitadas e podem ser feitas no perfil do Glich no Facebook, por meio do telefone: 75 3221 8308 ou pelos e-mails: phabyio1@yahoo.com.br, rafaglich@yahoo.com.br.
Procurando no You Tube por vídeos “estrelados”, digamos assim, por Otto Lara Resende, bestificado que ainda estou após a leitura de “O Rio é tão longe“, volume que reúne as cartas que ele enviou ao seu amigo Fernando Sabino, acabei encontrando um vídeo sobre Paulo Mendes Campos.
Trata-se de um material exibido pelo programa “De lá pra cá”, da TV Brasil, que é apresentado pelos jornalistas Ancelmo Góis e Vera Barroso. O programa conta um pouco da vida de Paulo Mendes, um dos cronistas mais talentosos de sua geração, além de grande poeta.
Rafael Rodrigues
Leia o texto e veja o vídeo, acesse: Entretantos
O arcebispo metropolitano dom Itamar Vian (foto) lança nesta quarta-feira (22), em Feira de Santana, a Campanha da Fraternidade 2012. O evento será realizado, paralelamente, em todas as Dioceses do Brasil.
Este ano o tema da Campanha é: “Fraternidade e Saúde Pública” e o lema: “Que a saúde se difunda sobre a terra”.
De acordo com dom Itamar, o principal objetivo da iniciativa é sensibilizar a sociedade sobre as dificuldades que a maior parte da população enfrenta para ter acesso à assistência médica.
O evento será realizado, às 19 horas, na Catedral Metropolitana.
Não se pode esconder que estamos passando por uma crise na área de segurança pública no Brasil: a recente greve na Polícia Militar da Bahia foi a mais exposta fratura deste diagnóstico. Uma crise que coloca as polícias entre os dados da violência no país e a seguinte pergunta: é possível que estas corporações que aí estão rendam algo mais na redução a níveis aceitáveis os índices de criminalidade e a desconfiança na polícia?
Trata-se de uma agenda complexa, mas inevitável – ou aguardaremos a próxima convulsão se instalar para percebermos, novamente, o óbvio: há uma crise na área de segurança pública no país.
Ou iremos armar a lona, postar o picadeiro, pintar as maquiagens e desenvolver as piruetas e improvisos que cansamos de representar, chancelados pela mídia que anuncia os espetáculos? (mídia esta que, aliás, em todas as convulsões empurra a multidão para esta estabilidade farsante em que se desenvolve (?) a segurança pública no país).
Danillo Ferreira
Leia o texto completo, acesse: Abordagem Policial
Secretários do governo estadual, da Prefeitura de Salvador e dirigentes de órgãos diretamente envolvidos na organização e na prestação de serviços durante o Carnaval concedem entrevista coletiva, nesta quarta-feira (22), a partir das às 10 horas.
Na coletiva, no auditório da Fundação João Fernandes da Cunha, antigo Clube Cruz Vermelha, no Campo Grande, em Salvador, será feita uma avaliação do Carnaval.
Expediente . RSS
Todos os Direitos Reservados - Blog da Feira